segunda-feira, 16 de março de 2015

Dança Tradicional (Zoré). Imagens retiradas do VIII Festival Nacional da Cultura (2014) Realizado na Capital Provincial de Inhambane


Este exercito de crianças bailarinas exibe a dança tradicional denominada "Zoré", dança esta que esta em risco de extinção. Uma chamada de atenção para todos os atores e ou intervenientes no processo de conservação e preservação da nossa cultura. A dança Zoré preserva e espelha o nosso passado, as nossas raízes, os hábitos e costumes dos nossos antepassados, tudo devemos fazer do ponto de vista politico, social, académico, com vista a continuarmos a manter vivo o nosso património.

CURIOSIDADE
Sabiam que...
A dança Zoré é originária da região de Zavala, em Inhambane esta dança era feita devido as guerras constantes que os chopes (tribo do sul de Moçambique) travavam contra os Ngunis (tribo sul Africana). Esta dança era praticada para celebrar a Victória dos guerreiros nas batalhas que estes travavam. Hoje ela é praticada geralmente pelas mulheres, os homens tocam instrumentos (Batuques, Timbila, latas, etc.). A dança Zoré hoje parece ter um novo significado, uma vez que é praticada para celebrar a fertilidade da terra, e normalmente praticada em épocas de colheitas. Os régulos organizam toda a cerimónia para a prática da mesma. As mulheres vestem capulanas e lenços, formando um círculo, entrando no meio do círculo em pares para executar a dança.

Um comentário: